Farmacêuticos de Santa Catarina têm assembleias para decidir pauta para 2018/2019
Florianópolis, Blumenau e Joinville terão assembleias da categoria para definição da pauta de reivindicações.
Os encontros que definirão piso salarial e outras cláusulas a serem asseguradas pela negociação com os empregadores ocorrem nos dias 20, 21 e 23 de novembro.
Para facilitar a participação dos profissionais da região de Florianópolis, onde há concentração do número de farmacêuticos, o Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Santa Catarina (SindFar-SC) traz este ano uma novidade: serão realizadas três assembleias em três turnos diferentes no dia 23 de novembro. Joinville também terá assembleia extra. Confira o calendário das assembleias da campanha salarial, abaixo. Todas ocorrerão na sede do SindFar (Rua Saldanha Marinho, 116- sala 801 – Centro).
Joinville e Região dia 20/11
Manhã: 13:30h na Univille (sala B 101), entre as ruas Rio do Sul e Ministro Caloginas.
Noite: 19h (Edifício Terraço Center – Rua Mario Lobo, 61, Auditório, 15º andar)
Blumenau e Região dia 21/11
Noite: 19h (FURB- campus 3 – Sala A 600)
Florianópolis e Região 23/11
Manhã: 10h;Tarde: 14h30minNoite: 18h
Os locais foram definidos com base na disposição dos dirigentes em realizar as assembleias. O SindFar poderá oferecer auxílio para o deslocamento de profissionais que residam em outras cidades e que decidam formar caravanas para participar dos encontros. Para isso, basta entrar em contato com o SindFar pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou Whatsapp 48 96238798.
Com a reforma trabalhista, que entrou em vigência no dia 11 de novembro, as convenções coletivas passam a ter força de lei. "Até hoje, as convenções eram formas de assegurar direitos além da Consolidação das Leis Trabalhistas. Mas com a reforma, ela se sobrepõe à CLT, e isso quer dizer que nunca foi tão importante fortalecer esse instrumento construído coletivamente pela categoria", explica a presidente do sindicato Fernanda Mazzini, a Nanda.
Pela convenção vigente, os farmacêuticos têm direito a faltar o trabalho para participar das assembleias. Veja o que diz a cláusula 25ª da convenção dos colegas que atuam nas farmácias e drogarias:"Os farmacêuticos terão abonadas suas faltas, em número de até 4 (quatro) por ano, para participar de congressos, reuniões, simpósios e encontros técnicos do setor farmacêutico, desde que pré-avisem o empregador e o Conselho Regional de Farmácia com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas e comprovem o seu comparecimento através de atestado ou certificado.
Em breve, o SindFar divulgará a pré-pauta que será debatida durante as assembleias. Mais informações no edital disponível no site da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), filiada à CNTU.
Fonte: Fenafar
(publicado por Deborah Moreira)