ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
11/12/17

Primeiro vem a unidade com a base, recomenda o consultor Vargas Netto

Mais tarimbado consultor sindical do País, João Guilherme Vargas Netto foi o entrevistado na quinta-feira (7/12) pelo Repórter Sindical na Web, apresentado pelo jornalista João Franzin.

Imagem: reprodução Agência SindicalImagem: reprodução Agência Sindical

O programa da Agência Sindical fez um balanço de 2017, das tarefas imediatas do movimento e de ações para 2018.

“O ano foi muito pesado para os trabalhadores, que viram a recessão atingir duramente o emprego e as condições de trabalho. Além disso, a classe trabalhadora foi atingida pelo projeto que agrava a terceirização, pela reforma trabalhista e, agora, a ameaça de desmonte da Previdência”, ele comentou.

Positivo
Entre as iniciativas positivas do período, além da unidade de ação, o consultor sindical apontou a formação do “Brasil Metalúrgico”, movimento que agrega a categoria em âmbito nacional. Ele também destaca o trabalho do Centro de Memória Sindical, que, entre outras ações, publicou revista sobre a greve geral de 1917.

Base
Segundo o consultor, essa conjuntura exige a presença sindical mais efetiva junto às categorias. Ele diz: “O mais importante hoje é reforçar as relações entre a cúpula sindical e as bases. A melhor forma é fazer a defesa dos direitos ameaçados, num esforço de evitar com que a lei trabalhista seja implementada na prática. Onde os Sindicatos têm enfrentado o problema, os direitos estão sendo preservados.”

Centrais
Para Vargas Netto, a unidade de ação entre as cúpulas deve ser buscada de forma permanente. Ele avalia que houve acertos durante todo o ano, mas erro na definição da data e também no desmonte da greve nacional marcada para 5 de dezembro. “Greve geral é assunto para massas; não é algo que se define pelas cúpulas”, observou.

Previdência
A reforma proposta pelo governo será votada na Câmara e Senado. Na avaliação do consultor, as manifestações têm pouco impacto junto aos parlamentares. Ele recomendou: “As ações devem ser corpo a corpo, com os deputados e senadores em Brasília e iniciativas também junto às suas bases eleitorais.”

Eleições
O consultor questionou, ainda, a necessidade imperiosa de se eleger uma bancada sindical, em 2018. “Não vejo condições ou eficácia. A experiência mostra que devemos ampliar a relação com os partidos e parlamentares. E esse deve ser um trabalho constante, com períodos naturais de maior aproximação ou distanciamento, em função da necessidade e da pauta.”

Assista à íntegra do programa no canal da Agência Sindical no YouTube.



Comunicação CNTU
Fonte: Agência Sindical


Leia também




{backbutton}



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.