ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
29/01/18

Falta auditores no Ministério do Trabalho

A pasta ministerial conta apenas com 2.366 profissionais para todo o território nacional, mas precisaria de 8 mil. Quem faz a denúncia é o sindicato da categoria em entrevista à Agência Sindical.

O desmonte do Ministério do Trabalho é de conhecimento de todo o sindicalismo brasileiro; e seu desprestígio se torna mais explícito com a insistência de Michel Temer em indicar Cristiane Brasil (PTB-RJ), filha de Roberto Jefferson, presidente do partido, para estar à frente da pasta.

O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait) aponta que a carreira de auditor-fiscal do Trabalho tem 3.644 cargos criados, mas só atuam 2.366 - incluindo os que estão em férias ou afastados por problemas de saúde.

Segundo o sindicato, o número é muito inferior ao necessário para atender ao mercado de trabalho no Brasil. Também está abaixo do recomendado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), para quem seriam necessários pelo menos 8 mil auditores. Além disso, o órgão vem perdendo recursos no Orçamento.

A Agência Sindical segue ouvindo sindicalistas, que apontam o drama desse sucateamento.

Rodrigo Takeo Iquegami, delegado regional do Sinait em São Paulo, alerta que as condições de trabalho estão cada vez mais precárias.

“Trabalhamos há tempos em péssimas condições. E essa situação só piora. Falta desde material básico, como papel, caneta etc. Não temos veículos suficientes para fiscalização. Muitas vezes utilizamos nosso carro particular. E chegamos ao ponto de não ter equipe de faxina nas repartições”, denuncia.

Para o auditor, a crise atual reflete o descaso do governo com o ministério, que já corre o risco de fechar gerências regionais. “Se as coisas continuarem assim, muitas serão desativadas. E quem vai perder será o trabalhador”, afirma Rodrigo.

O presidente do Sindicato dos Comerciários de Guarulhos, Walter dos Santos, alerta:

"Depois da reforma trabalhista, o próximo passo do governo contra os trabalhadores pode ser a extinção do Ministério do Trabalho. Verbas ele já não tem, fiscal do trabalho é raro encontrar algum. O pessoal está se aposentando e o governo não repõe". “Estamos caminhando pra uma situação perigosa. Vão sucatear tanto a Pasta que ela se tornará obsoleta”, adverte.

Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo, também critica o sucateamento.

“Há muito tempo o ministério vem sendo deixado de lado. Algumas superintendências regionais chegam a precisar de ajuda de Sindicatos pra funcionar. Essa situação se reflete na fiscalização, no acompanhamento da aplicação de Normas Regulamentadoras. A cada dia a situação fica mais complicada”, diz.

Comunicação CNTU
Reprodução a partir do boletim da Agência Sindical

 

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.