ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
20/02/18

Manifestações repudiam mudanças na Previdência

Manifestantes convocados pelas centrais sindicais e outras entidades realizaram protestos, nesta segunda-feira (19/02), mobilizando milhares de trabalhadores contra a reforma da Previdência.

Em vários Estados houve paralisação no transporte no início da manhã e algumas escolas ficaram sem aula. Em São Paulo, cidades da Região Metropolitana amanheceram sem ônibus: Santo André, São Bernardo do Campo, Guarulhos e Sorocaba. Metalúrgicos do ABC, Osasco e São José dos Campos paralisaram suas atividades desde as primeiras horas da manhã.

Os aeroportos também entraram na rota de ações, que buscavam conscientizar a população e aumentar a pressão sobre os parlamentares. Em pelo menos 19 Estados houve registro de mobilização em defesa do direito à aposentadoria. Petroleiros, bancários, fiscais da Receita, trabalhadores rurais e movimentos sociais se juntaram às manifestações em várias localidades.

Os atos ocorreram no Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais (BH e Juiz de Fora), Pará, Paraná (Curitiba, Arapongas e Guarapuava), Pernambuco (Recife e Petrolina), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro (Casimiro de Abreu, Macaé, Campos), Rondônia, Santa Catarina, São Paulo (Sorocaba, Vale do Paraíba, Bauru, Paulínia, Campinas, Ilha Solteira) e Tocantins.

Balanço positivo
O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, disse à Agenda Sindical que o balanço é positivo. “Conseguimos realizar manifestações nos principais aeroportos, com um bom contingente de categorias que paralisaram suas atividades”, avalia.

“O que sentimos é que na própria base do governo não há consenso para votar essa matéria. Nosso aviso ao parlamentar é que se votar não volta. Então vamos aproveitar e pressionar o Congresso Nacional a enterrar essa reforma", explica Adilson.

ABC
Paulo Cayres, vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, também conversou com a Agência. Ele cooordenou paralisações na Volks, Mercedes, Scania, Ford e Metal Leve.

“Nenhum trabalhador compareceu pra trabalhar, atendendo à nossa orientação. Os ônibus fretados funcionaram parcialmente e, mesmo assim, chegavam vazios. Só nessas empresas são mais de 30 mil trabalhadores. Mas em toda a região tivemos muito mais”, ressalta o dirigente.

Em São Paulo, as manifestações foram encerradas com ato na avenida Paulista, às 16 horas. No Rio de Janeiro, houve ato na Candelária. Em Brasília, as Centrais comandaram concentração no Museu da República, às 17 horas.


Comunicação CNTU
Da Agência Sindical

 

Leia também



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.