ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
29/05/19

Sindicato realiza encontro de coordenadores de cursos de graduação em ciências econômicas

A atividade, em São Paulo, tem como objetivo fomentar o diálogo positivo entre a academia e o mercado de trabalho do economista.

 

 

Nesta quinta-feira, 30/05, das 9h às 13h, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP) reunirá, pela terceira vez, os coordenadores dos 57 cursos que formam os futuros economistas, em território paulista.

 

O objetivo de tal evento, repetindo os dois primeiros, é fomentar o diálogo positivo entre a academia e o mercado de trabalho do economista, a primeira encarnada pelas universidades, faculdades e escolas, e o segundo simbolizado pela entidade que, há quase 85 anos, tem o dever institucional de representar os profissionais da área de economia e finanças no Estado.

 

Neste ano, o tema geral é “A profissão de Economista: presente e futuro” e será desenvolvido em quatro etapas, ao longo das quatro horas de duração do evento.

 

A primeira delas consiste na abertura, a dar o tom do evento, através de mesa composta pelos seguintes economistas:

 

Pedro Afonso Gomes, Presidente do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP), Perito Judicial, Extrajudicial e Arbitral em Economia e Finanças e Consultor especializado em reestruturação de empresas.

 

Antonio Corrêa de Lacerda, Vice-Presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Diretor da Faculdade de Economia, Administração, Contáveis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de SP (FEA/PUCSP) e Consultor de Empresas, Mestre em Economia Política pela PUCSP e Doutor em Economia pela Unicamp.

 

Luiz Barsi Filho, Presidente do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região (Corecon-SP), renomado investidor no mercado acionário.

 

Camila Kimie Ugino, Diretora da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (ANGE), Professora na Faculdade de Economia, Administração, Contáveis e Atuariais da Pontifícia Universidade Católica de SP (FEA/PUCSP), Mestre em Economia Política e Doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP.

 

Waldir Pereira Gomes, Vice-Presidente Institucional do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP), Conselheiro, membro da Comissão de Educação e ex-Presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon) e do Conselho Regional de Economia da 2ª. Região (Corecon-SP), professor de Economia em várias instituições de ensino, notadamente PUCSP e UMC, há quase 50 anos.

 

A segunda parte consistirá em depoimentos sobre os diversos campos de atuação profissional da categoria, composta pelos Economistas:

 

Nancy Goreti Gorgulho Chaves Braga, Diretora do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP), professora de Economia em várias instituições, Mestre em Economia Política pela PUC-SP e Doutora pela Florida Christian University, que coordenará as intervenções.

 

Roberto Luís Troster, Diretor da Troster Associados e com vasta atuação no âmbito de Economia e Finanças, Doutor em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP), que abordará o tema “O Economista no Mercado Financeiro”.

 

Haroldo da Silva, Economista-Chefe da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT), Mestre em Economia pela UFPR e Doutorando em Ciências Sociais pela PUCSP, que tratará do tema“O Economista na Indústria de Transformação” .

 

José Marcos de Campos, Vice-Presidente Técnico do Sindicato dos Economistas no Estado de São Paulo (Sindecon-SP), Perito Judicial e Extrajudicial em Economia e Finanças e Professor em cursos de pós-graduação em Perícia na FECAP e na Universidade Positivo, pós-graduado pela FECAP, que abordará o tema “O Economista como Profissional Liberal”.

 

Vitor Augusto Meira França, Economista na Boa Vista SCPC, Professor na UNIP, Mestre em Economia de Empresas pela Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (EESP-FGVSP), que tratará do tema “O Economista: desafios no presente e no futuro”.

 

A terceira sequência do encontro, coordenada pelo Economista Waldir Pereira Gomes, será um amplo debate entre os coordenadores dos cursos de Ciências Econômicas e os demais participantes do evento, visando aprofundar a discussão e os encaminhamentos práticos, em favor do presente e do futuro da profissão de Economista.

 

A quarta e última parte, sob a responsabilidade do Economista Pedro Afonso Gomes, consistirá na síntese dos principais pontos tratados e dos passos para a continuidade prática das decisões e das reflexões havidas durante o encontro.

 

 

 

Fonte: Sindecon-SP.

 

 

Leia mais:

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.