ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
16/08/19

Estar lado a lado com a tecnologia

Durante abertura, Murilo Pinheiro destacou importância em debater temas tidos como tabus da indústria 4.0, como automação e inteligência artificial, para a classe trabalhadora.

Foto: Beatriz ArrudaFoto: Beatriz Arruda

Murilo Pinheiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), falou da importância em desmistificar a indústria 4.0 no mundo do trabalho, durante sua saudação de abertura da 14ª edição da Jornada Brasil 2022, organizada pela Confederação, no início da tarde de sexta-feira (16/8), no auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), entidade filiada à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), que integra a CNTU.

“Vamos refletir e desmistificar um pouco esse tema, tirar essa preocupação que temos, enquanto trabalhadores, das empresas 4.0. Acredito que todos tenhamos que trabalhar lado a lado da tecnologia, do desenvolvimento, da oportunidade e discutir como ela pode contribuir com a classe trabalhadora, propiciando qualidade de vida e momentos de lazer e de ocupar essa mão de obra automatizada para que possamos ter mais desenvolvimento”, disse o dirigente sindical.

Para ele, fortalecer o desenvolvimento tecnológico brasileiro é fundamental para garantir a participação mundial do Brasil nos grandes feitos da humanidade, colocando-o como parte integrante do grupo de países que investem em novas tecnologias, não perdendo de vista o respeito ao trabalho digno.

Com tema principal “Trabalho digno e sindicalismo na Revolução 4.0”, a Jornada Brasil 2022 acontece em um momento de dificuldade financeira dos sindicais, após o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical. Por isso, saudou Allen Habert, diretor de Articulação Nacional da CNTU, “que tornou esse evento possível e vem brigando, lutando com bastante empenho nessa direção”, de fazer valer as entidades sindicais, “fazendo com que a CNTU esteja presente nas questões nacionais”.

“Vivemos um momento extremamente difícil socialmente, onde as entidades e sindicatos estão sendo torpedeados e deixadas de lado. Mas, estamos mostrando que com trabalho, coragem, participação e dedicação, podemos fazer a diferença. A intenção é que a CNTU e suas respectivas federações possam criar um movimento tecnológico muito forte para participação de todos nós brasileiros”, afirmou.

Para finalizar, lembrou ainda que haverá a posse de quase 100 conselheiros novos, o que, segundo ele, demonstra que a CNTU está no caminho correto: "Está cada vez mais aglutinando novos colaboradores, profissionais, autoridades e especialistas que contribuem nas discussões das questões da sociedade, do engrandecimento do trabalhador brasileiro".


Deborah Moreira – Comunicação SEESP


Leia também




+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.