ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
08/10/19

Ceci Juruá lança Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana

O livro, da editora Letra Capital, aborda os temas que constituem o tripé essencial ao desenvolvimento integral e sustentável do Brasil contemporâneo: soberania, democracia e redistribuição da renda nacional.

A economista Ceci Juruá, que integra o Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), a qual o SEESP faz parte por meio da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), convida para o coquetel de lançamento de sua obra “Horizontes de Reconstrução da Pátria Soberana” na segunda-feira (14/10), às 19h na Livraria Timbre, no Shopping da Gávea, no Rio (RJ).



O livro, da editora Letra Capital, aborda os temas que constituem o tripé essencial ao desenvolvimento integral e sustentável do Brasil contemporâneo: soberania, democracia e redistribuição da renda nacional. Brasileiros que se destacaram na defesa desse tripé ao longo do século XX foram, sem dúvida alguma, Celso Furtado e Getúlio Vargas. Assim, o texto inicial é dedicado a destacar as reflexões do conjunto da obra de Celso Furtado, com mais de 30 livros publicados, sobre “Estado, Economia e Acumulação de Capital”. Com isso, a autora procura sinalizar a importância de resgatar o estudo e a reflexão em torno da obra de Furtado, cuja morte “abriu um enorme vazio na construção do pensamento critico brasileiro e internacional”.

 

Outro texto trata da relação entre serviço público, ética e cidadania, relação inicialmente estruturada na Era Vargas através da realização da primeira Conferência Nacional sobre Saúde (1941). Enfim, o livro apresenta um estudo acadêmico sobre Estado e Desigualdades sociais, escrito em 2011. Para a autora não houve redistribuição de renda nos governos petistas, pois não foram incluídas na redistribuição proposta as rendas do capital. Houve sim redistribuição das rendas do trabalho que afetaram, particularmente, as classes médias, por ela consideradas “o patinho feio” do neoliberalismo.

 

Natural de Pelotas (RS), onde morou até os 18 anos, Ceci Juruá foi professora na Universidade Católica de Brasília e funcionária da Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro. Tornou-se doutora em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com a tese “Estado e construção ferroviária no Império do Brasil: quinze anos decisivos (1852-1867)”.

 

Aposentada, dedica-se à pesquisa sobre Economia Política e História Econômica do Brasil, é colunista da revista Diálogos do Sul, e, em 2018, recebeu o prêmio Personalidade Pública oferecido pela CNTU anualmente. Tem dois livros e muitos artigos publicados em revistas técnicas.

 


* Com informações do Clube da Engenharia



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

25/10/2019
Dia do Odontologista
11/12/2019
Dia do Engenheiro
 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.