ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
06/03/20

'O Nascimento do Liberalismo' analisa origens históricas do movimento

Sérgio Sévulo da Cunha. conselheiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Univesitários Regulamentados (CNTU), analisa a gênese ligada ao iluminismo e à resistência contra a intolerância religiosa.

Acontece na terça-feira (10/3), das 18h às 21h, no espaço Ernesto Tzirulnik Advocacia, em São Paulo (SP), o lançamento do livro “O Nascimento do liberalismo”, de Sérgio Sévulo da Cunha. Formado em Direito e Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), Sévulo, que é conselheiro da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Univesitários Regulamentados (CNTU), analisa as origens históricas do liberalismo político, ligado em sua gênese tanto ao iluminismo quanto à resistência contra a intolerância religiosa e a opressão política, baseado em um princípio de tolerância, que avança desde a simples aceitação das diferenças até a postulação do pluralismo. O propósito desse livro é acompanhar essa trajetória, revelada na evolução dos costumes políticos.

A obra passa pelo exercício de poder temporal da Igreja (com a perseguição da heresia) e a competição pela soberania, travada entre a Igreja e a monarquia durante a Idade Média; desemboca na construção do Estado moderno (com a mudança de paradigma cultural a partir da ciência moderna, o desencantamento do mundo, o laicismo), e finalmente consagra o liberalismo (com a humanização do Direito penal, a distinção entre Direito e moral, o constitucionalismo).

Sérgio Sérvulo da Cunha nasceu em Santos, foi procurador do Estado de São Paulo, vice-prefeito de Santos e Secretário Municipal de Assuntos Jurídicos. No Conselho Federal da OAB, coordenou a comissão que atuou na Constituinte de 1987-1988. No Ministério da Justiça, foi chefe de gabinete do ministro Márcio Thomas Bastos. É autor de vários livros de Direito e Filosofia.



Comunicação CNTU
Com informações da editora Barra Livros

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.