ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
19/03/20

Adeus ao sindicalista João Felício

A CNTU lamenta a perda dessa importante liderança, fundamental na luta dos trabalhadores brasileiros e na construção de entidades fortes.



Morreu na madrugada desta quinta-feira (19/3), em São Paulo (SP), João Antonio Felício, ex-presidende da Confederação Sindical Internacional (CSI), da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp). O velório está ocorrendo desde as 10h no Cemitério do Araçá e seu sepultamento será às 16h no mesmo local.

Formado em Desenho e Plástica, Educação Artística e História da Arte pela Fundação Educacional de Bauru, Felício começou a lecionar como professor de Desenho na capital paulista, na rede oficial de ensino estadual, onde permaneceu até se aposentar.

A CNTU lamenta a perda de João Felício, importante liderança, fundamental na luta dos trabalhadores brasileiros e na construção de entidades fortes. “Era um grande companheiro, capaz, generoso e leal. Foi sempre um parceiro do nosso sindicato. Fará muita falta”, ressalta o presidente da CNTU, Murilo Pinheiro.

 

João Felício (à esq.) em conversa com Murilo Pinheiro, presidente da CNTUJoão Felício (à esq.) em conversa com Murilo Pinheiro, presidente da CNTU

 

Em 2014, ele concedeu uma entrevista ao Jornal do Engenheiro, programa de televisão do SEESP, quando falou sobre o planejamento para sua gestão como presidente recém-empossado da CSI e analisou o panorama da economia mundial à época, como o aumento da concentração da riqueza no topo da pirâmide social e da pobreza em outra ponta.

Pesar

Diversos amigos e colegas de militância estão manifestando nas redes sociais a perda do dirigente. "Hoje partiu este guerreiro, um grande lutador. Incansável, lutou bravamente em toda a sua vida. Contudo, o câncer no pâncreas lhe tirou a vida e hoje está em outra dimensão. Neste momento de tamanha dificuldade em que nos encontramos, sua história e seu legado de compromisso com os trabalhadores e trabalhadoras nos impulsiona a seguir firmes na luta até o fim. João Antonio Felício, presente sempre", declarou Rosane Bertotti, dirigente da CUT.

João Paulo Rodrigues, da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também lamentou a morte de Felício: "Foi com tristeza que nós, do MST, recebemos a notícia (...). Fica nosso reconhecimento e gratidão pela sua dedicação na luta em defesa da educação; o sindicalismo fica menor sem João Felício."


* Com informações da Revista Fórum e redes sociais.


Fotos: Acervo SEESP



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.