ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
02/04/20

Nutrição é arma poderosa na luta contra pandemia

Enquanto cientistas tentam criar tratamentos, pacientes se recuperam da Covid-19 e trazem no corpo respostas para descoberta da cura. Alimentação saudável, bandeira de Nutricionistas, é determinante para bom resultado.

O corpo humano de pacientes que testaram positivo para coronavírus pode se recuperar do mesmo jeito que de uma gripe comum, o que não significa que a gravidade seja a mesma, mas o que coincide é a reação do organismo. A informação veio a público em meados de março, por meio da revista Nature Medicine. Segundo a publicação, cientistas australianos afirmam que avançaram nas descobertas de como o sistema imunológico lida com o vírus.

“Esta descoberta é importante porque é a primeira vez que estamos realmente entendendo como nosso sistema imunológico combate o novo coronavírus", disse Katherine Kedzierska, co-autora do estudo, em declaração publicada pela BBC. A agência de notícias londrina ainda ressaltou que especialistas consultados garantem que “determinar quais células do sistema imunológico atuam no combate ao vírus poderá ajudar no desenvolvimento de uma vacina”.

Sistema imunológico forte é resultado também de alimentação saudável e bem orientada. Para isso, o papel da/do Nutricionista precisa ser valorizado durantes períodos de gravidade como o atual, bem como sempre. Esta é a luta do SindiNutri-SP, que congrega as/os profissionais paulistas da Nutrição.

Pesquisas recentes mostram que "um em cada cinco brasileiros sofre com obesidade e mais da metade (54%) tem sobrepeso. Por isso, mais do que nunca, precisamos do trabalho das e dos profissionais que melhor podem orientar na educação ou reeducação alimentar, que são as/os Nutricionistas", pondera Maria da Consolação Machado Furegatti, presidente do SindiNutri-SP e Nutricionista especializada nesse tipo de transtorno alimentar.

Cultura da boa alimentação

O Brasil possui mais de 140 mil Nutricionistas e a profissão conquistou sua regulamentação em 1967, antes mesmo da normatização de outras funções imprescindíveis para a saúde, tais como os fisioterapeutas (1969) e os enfermeiros (1973). De lá para cá, diante do avanço da multidisciplinaridade na medicina, o suporte desses profissionais que enriquecem o trabalho dos médicos só ganhou mais importância.

"A Nutrição cuida da saúde para que seja evitada ao máximo a necessidade de tratar doenças", lembra Consolação, que aposta no talento das e dos profissionais da categoria para também atuarem no momento de convalescência dos acometidos da Covid-19, que ainda não possui remédio específico e a cura depende das reações do organismo.

Analistas, nos idos dos anos 2000, estudaram outro período de pandemia, a Gripe Espanhola do início do Século XX. Embora seja um surto incomparável com o atual, vale destacar uma das conclusões dos estudos realizados já neste presente século: mais do que o vírus, o que ceifou vidas foi um triste tripé composto por hospitais superlotados, falta de higiene e desnutrição, que pode ser ocasionada pela falta de alimento ou pela má alimentação.

Em reportagem de 2018, no Jornal Estado de Minas, cientistas consultados pela agência francesa AFP previam que dois próximos desafios de uma pandemia seriam a diabetes e a obesidade. Kirsty Short, da escola de Química e Biociências da Universidade de Queensland, declarou à época: "O que sabemos da pandemia de 2009 é que pessoas com certas doenças (como obesidade e diabetes) tiveram probabilidade significativamente maior de serem hospitalizadas e morrer de gripe".

Para a presidente do SindiNutri-SP, é preciso disseminar maciçamente mais informações sobre alimentação saudável desde a mais tenra idade, explicar a importância de comer “comida de verdade”, que alimentos industrializados e ultra processados não fazem bem para o corpo e para a saúde. Uma referência, para consulta popular, é o Guia Alimentar, uma publicação do Ministério da Saúde constantemente atualizada e disponível na internet. Serve para fortalecer os conhecimentos gerais do cidadão e criar condições para uma cultura da boa alimentação, mas a profissional reforça que, para prescrever dieta e orientar a alimentação de cada indivíduo, levando em conta condições físicas, ambientais e culturais de cada região, a consulta à/ao Nutricionista é indispensável.

Agência Nutri Notícias



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.