ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
11/09/14

Murilo Pinheiro explica Cresce Brasil no VI Aneac, em Aracaju

Para o presidente da FNE, projeto é exemplo do empenho da engenharia nacional em elaborar propostas factíveis voltadas ao desenvolvimento sustentável

11092014-201809-muriloaleac11092014-201809-muriloaleac

Terminou nesta quinta-feira (11), o VI Encontro Técnico da Associação Nacional de Engenheiros e Arquitetos da Caixa (Aneac), realizado desde terça-feira em Aracaju, Sergipe. O encontro foi dedicado a debater as Oportunidades e Desafios para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil, tema aberto com a palestra do ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi.

O evento reuniu associados de todo o Brasil, além de outros profissionais da engenharia e da arquitetura, agentes públicos, iniciativa privada, acadêmicos e movimentos sociais. O evento foi estruturado em painéis temáticos sobre desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras, conjuntura nacional e políticas de governo, habitação de interesse social, mobilidade urbana, agronegócio e sustentabilidade As exposições foram seguidas de debates.

Na quinta, o encontro teve a participação do presidente da FNE, Murilo Pinheiro, que resgatou a história do projeto Cresce Brasil + Engenharia + Desenvolvimento que, na época do lançamento, em 2006, serviu de base para o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), pelo governo federal. O projeto da FNE, que se transformou em um movimento da engenharia, com debates em todo Brasil, vem se renovando a cada ano, com novas prioridades associadas ao desenvolvimento nacional e soluções aos problemas regionais. A FNE promove discussões sobre saneamento, infraestrutura e tecnologia e se empenha da elaboração de propostas factíveis, como as do Cresce Brasil, nos vários temas de interesse da sociedade. Um dos exemplos citados por Murilo Pinheiro foi a realização de um debate com a candidata à reeleição à Presidẽncia, Dilma Rousseff, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo (Seesp), promovido pela "Campanha banda larga é um direito seu", da qual a FNE é ativa participante.

Participaram do VI Aneac, entre outros palestrantes, o diretor do Departamento de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wilson Vaz de Araújo, com uma exposição sobre Agronegócio e Sustentabilidade; José Carlos Medaglia, vice-presidente de Governo da Caixa, no painel Conjuntura Nacional e Polícias de Governo; o coordenador-Geral do PAC, engenheiro Luiz Alberto Nosaki, falando sobre Infraestrutura e Saneamento e a arquiteta Maria Salette Weber, gerente de Projetos da Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, explicando as políticas de governo para o setor. O presidente da Caixa, engenheiro Jorge Hereda participou da mesa de encerramento.

Encerrado o encontro técnico, tem início a assembleia anual da diretoria com os representantes regionais dos associados, que prossegue até o domingo, 14, para discutir assuntos relativos ao cotidiano da associação.

 

Redação FNE

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.