A Net Mundial se encontra em São Paulo
Com representantes de 80 paises, evento debaterá princípios e governança da rede mundial
Uma semana inteiramente dedicada ao debate da internet em São Paulo começa nesta terça-feira, no Centro Cultural São Paulo, passando por um evento internacional sobre a governança brasileiro e terminando com um fórum brasileiro.
O primeiro evento a ser aberto, a #ArenaNETmundial ParticipaBR será composta de debates e oficinas e, por dois dias (23 e 24)será paralelo à Reunião Multissetorial Global sobre o Futuro da Governança da Internet, chamada de Net Mundial. que reunirá representantes de diferentes setores, de mais de 80 países. Ao seu término, começará o IV Fórum da Internet no Brasil, encontro promovido pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br), no mesmo local, para com debates organizados em trilhas temáticas sobre Inovação e Empreendedorismo, Segurança e Privacidade, Internet e Legislação e Princípios e Governança para a Internet Mundial.
A Net Mundial disponibilizou para consulta pública o documento de referência que será guia para as discussões entre os durante a Net Mundial, dias 23 e 24 em São Paulo. O documento está disponível em http://document.netmundial.br, e conta com uma ferramenta para receber comentários e avaliação externas a serem consideradas e valorizarão as discussões no evento.
As 188 contribuições de conteúdo que serviram de base para a elaboração do documento foram enviadas por representantes da sociedade civil, do setor privado, da academia e da comunidade técnica global, totalizando 46 países. “A Internet é uma construção coletiva e o seu processo de governança também deve ser construído dessa forma”, comenta a, presidente do NETmundial, reforçando a proposta multissetorial (“multistakeholder”) do encontro.
O documento de referência do NETmundial está dividido em duas seções, que representam os objetivos principais que o encontro pretende discutir: 1) Princípios de governança da Internet, e 2) Roteiro para a evolução futura da governança da Internet. Cada seção está dividida em tópicos que devem ser abordados durante as discussões:
1) Princípios de governança da Internet:
Direitos Humanos: Liberdade de expressão, liberdade de associação, privacidade, acessibilidade, desenvolvimento, liberdade de informação e acesso à informação;
Diversidade cultural e linguística;
Espaço unificado e desfragmentado;
Segurança, estabilidade e resiliência da Internet;
Arquitetura aberta e distribuída;
Ambiente propício à inovação e criatividade;
Princípios do processo de governança da Internet: Multissetorialismo (multistakeholder), governança aberta e participativa e orientada por consenso, transparência, confiabilididade, inclusão e igualdade, distribuição, colaboração, participação significativa, acessibilidade e agilidade;
Padrões abertos.
2) Roteiro para a evolução futura da governança da Internet:
Questões que merecem atenção de todos os setores na evolução futura da governança da Internet;
Questões que lidam com aprimoramentos institucionais;
Questões que lidam com tópicos específicos de governança da Internet;
Pontos para serem discutidos além do NETmundial;
Caminho a seguir.
O documento de referência foi preparado com o objetivo de guiar as discussões do NETmundial para que, ao final dos dois dias de encontro, chegue-se a um consenso entre os setores participantes. O documento também representa uma referência em potencial para uso em outros fóruns de discussões sobre a governança da Internet no mundo todo.
Todas as 188 contribuições de conteúdo enviadas para o NETmundial estão disponíveis para leitura no endereço: http://content.netmundial.br/docs/contribs ou em formato .zip: http://content.netmundial.br/contributions-pdf.zip
Redação CNTU com CGI.Br
+ Notícias