ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
12/02/14

SUS oferta 415 mil próteses dentárias e supera meta

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológ

Ameta da Campanha "Reabilitação bucal para inclusão social"da CNTU, para 2014, poderá ser cumprida se o Sistema Único de Saúde(SUS) mantiver o ritmo de atendimento à demanda por prótesesdentárias verificado em 2013, e ampliar o foco na população idosa.No ano passado, o SUS ofertou 415 mil próteses dentárias àpopulação em 2013 e, com isso, o Ministério da Saúde ultrapassousua meta de chegar 400 mil unidades no período. As ações fazemparte do Programa Brasil Sorridente e envolveram, em 2013,investimento do governo federal  de R$ 169 milhões na produçãodas peças,conforme anunciado pelo então ministro da Saúde,Alexandre Padilha, na abertura do 32º Congresso Internacional deOdontologia, dia 30 de janeiro, em São Paulo. 

Parao acesso da população com mais de 65 anos à saúde bucal e àterceira dentição, a campanha da CNTU, que integra o projeto BrasilInteligente, defende a ampliação do número de municípioshabilitados a exercerem a política nacional expressa no programaBrasil Sorridente e a incrementar a capacidade técnica para produçãode próteses dentárias através da implantação de mais LRPds eformação de mais técnicos e auxiliares.

Hoje,são 1.650 município os habilitados com Laboratórios Regionais dePrótese Dentária (LRPD), que têm contribuído para universalizar oacesso da população aos serviços de saúde bucal no SUS. Nosúltimos anos, o Brasil ampliou em aproximadamente 127% o número depróteses dentárias produzidas. Em 2010, foram 183 mil unidades; em2011, a quantidade aumentou para 302 mil; e em 2012 foram produzidas405 mil unidades.

Brasil Sorridente

Criadoem 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacionalde Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar eampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuitopor meio do SUS.

Entreas medidas, destacam-se ações de promoção e prevenção, com aviabilização da adição de flúor nas estações de tratamento deáguas de abastecimento público; a implantação das Equipes deSaúde Bucal (ESB) na Estratégia Saúde da Família; a reabilitaçãoprotética, por meio dos Laboratórios Regionais de PrótesesDentárias e os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO);serviços especializados em tratamento endodôntico (canal); cirurgiaoral menor; periodontia (tratamento de gengiva); diagnóstico bucal,com ênfase ao diagnóstico de câncer bucal e ainda, em algunscasos; colocação de implantes; e tratamento ortodôntico

Oprograma beneficia, atualmente, 79,6 milhões de brasileiros. São23.150 Equipes de Saúde Bucal espalhadas em 4.971 municípios – oque corresponde a uma cobertura de 89,2% dos municípios -, além demil Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) implantados em 808municípios. Em 2013, o Ministério da Saúde investiu R$ 871 milhõesem ações do programa no País.

Campanha Brasil Inteligente

Acampanha "Reabilitação bucal para inclusão social" daCNTU, ue integra o projeto Brasil Inteligente, é uma mobilizaçãopelo direito de todos os brasileiros à saúde bucal e de acesso aosserviços odontológicos de qualidade. A prioridade é a reabilitaçãobucal dos idosos com 65 anos ou mais, faixa da população que é aprincipal vítima de histórica política que geralmente reduzia oatendimento de adultos à extração de dentes. Sinaliza-se, nosúltimos anos, uma vontade de mudança no sistema brasileiro de saúdepública. Contribuir para garantir que essa vontade se transforme emampliada, continuada e efetiva política pública é o sentidoprecípuo dessa campanha. Saiba mais

Fontes:
Ministério da Saúde
Projeto Brasil Inteligente

 



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.