Roraima e Amapá esperam por Carta Sindical
CNTU e Fenam se reuniram para avaliar os pedidos de duas entidades médicas nos estados, que já pediram sua regularização como sindicatos em 2012 e 2013. Objetivo é apoiar e agilizar processos.
EM reunião ocorrida sexta-feira (31), em São Paulo, CNTU e Fenam analisaram o andamento da solicitação de registro sindical das Associações dos Médicos de Roraima e do Amapá. Os pedidos de registro para criação dos sindicatos de classe, que foram feitos ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em 2012 e em 2013, respectivamente.
Diante da demora na finalização do processo para criação dos sindicatos, as duas entidades se reuniram para avaliar a documentação e apoiar as entidades. A Assessoria Jurídica da CNTU informou que as instituições estão com a documentação em ordem, mas há uma lentidão na liberação do registro por parte do órgão competente.
Para o presidente da CNTU, Murilo Celso Pinheiro, a expectativa é que, em 2014, as cartas sindicais para o Amapá e Roraima sejam emitidas, e que a CNTU e a Fenam já estão trabalhando juntas para isso, visando agilizar os processos, com visitas e contatos técnicos dentro do MTE
O presidente da FENAM, Geraldo Ferreira, diz que há pressa em que essas instituições se transformem rapidamente em sindicatos e possam assumir a representatividade dos trabalhadores médicos nestes estados