ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
09/05/17

Opinião - Bambu fincado do lado grosso

João Guilherme Vargas Netto

As centrais sindicais, as confederações e todas as entidades dos trabalhadores não devem confundir as eventuais negociações que estão ocorrendo com o afrouxamento de nossas pressões contra as “deformas”.

As negociações, cujos protagonistas são os partidos políticos e suas lideranças e que têm, às vezes, direções sindicais como coadjuvantes, visam modificar aqui e ali pontos específicos e atendem, muitas vezes, a interesses que não são os nossos. Elas estão submetidas à contradição entre a pressa do Executivo em entregar ao mercado o prometido e as preocupações dos agentes políticos – principalmente deputados e senadores – com seu futuro eleitoral; o nosso peso específico é mínimo nessas negociações.

Há, por exemplo, pressa do Executivo no encaminhamento da “deforma” trabalhista no Senado que enfrenta resistência dos senadores e procrastinação evidente na Câmara com os deputados da base de olho no Senado e “querendo o seu”, para se garantir nas votações previdenciárias. Isto pode alterar a cada momento os cronogramas.

Outro caso é o da nossa pressão, que deve ser contínua.

Ela se dá no clima político criado pela vitória da jornada do dia 28 e deve persistir nas discussões com os senadores, na marcação cerrada dos deputados e com as mobilizações previstas pelas centrais.

O cronograma complicado em Brasília – que envolve o Executivo, o Senado e a Câmara e todas as suas contradições – impõe às direções sindicais o senso de ritmo para que nossa pressão se exerça forte, onde e quando se fizer necessária. Eventuais adiamentos, eventuais mudanças, eventuais formas alternativas de luta não podem e não devem significar (nem mesmo simbolicamente) deserção da luta e, principalmente, negociação comprometida e comprometedora. Nada ganhamos com isso.

Se o bambu está fincado do lado grosso sua ponta pode flutuar para um lado ou para outro; o impossível seria uma situação firme com o bambu fincado pela ponta fina.

 


João Guilherme Vargas Netto, consultor sindical

 

 

 

Leia também



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.