ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
18/03/15

Uma entidade em defesa dos profissionais e do País

Murilo Pinheiro

Uma fundamental discussão lançada em 2014 e ainda em pauta é a necessidade de fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego, pasta que nos últimos anos perdeu relevância no governo e na sociedade.

Criada em 2006, a CNTU acumula nessa curta história de vida uma trajetória ímpar de trabalho. Nascida da necessidade de representação efetiva dessas categorias cujo saber é essencial ao bem-estar da sociedade, a entidade teve desde sempre uma vocação cidadã que se aliou à ação sindical. Em suas primeiras iniciativas, a entidade colocou em discussão o enfrentamento da crise que se espalhou pelo mundo a partir de 2008 e a qualidade dos serviços públicos no País, sua bandeira prioritária. 

Mais recentemente, lançou a campanha “Brasil Inteligente”, que elegeu oito temas de estudos, trabalho e proposições visando a melhoria das condições de vida da população. São eles: Contra o uso abusivo de agrotóxicos; Educação continuada; Internet pública; Mais C, T & I na Amazônia; Mobilidade urbana; Qualidade na saúde pública; Reabilitação bucal; e Uso racional de medicamentos. 

Depois, ampliando a sua abrangência de atuação, criou 15 departamentos que abrigam essas áreas e outras nas quais a entidade tem contribuição a dar (confira na página 6). Entre esses está o de Mulheres, que, atuando já desde 2013 como coletivo, vem desenvolvendo importante trabalho voltado à condição feminina. O esforço tem sido a realização de debates e a produção de conteúdo relevante que contribuam para a conquista de uma sociedade igualitária. 

A CNTU também se une ao conjunto do movimento sindical na luta pelos trabalhadores e tem atuado nesse sentido. Uma fundamental discussão lançada em 2014 e ainda em pauta é a necessidade de fortalecimento do Ministério do Trabalho e Emprego, pasta que nos últimos anos perdeu relevância no governo e na sociedade. Reverter esse quadro é de suma importância para que a mão de obra brasileira seja valorizada e os direitos preservados e respeitados. 

Em 10 de março último, durante a solenidade de posse da atual diretoria, simbolicamente realizada no Memorial JK, foi renovado o compromisso com a luta em defesa dos profissionais representados pela entidade, da democracia e do desenvolvimento nacional. Seguimos juntos na batalha por um país mais justo.


Murilo Pinheiro é presidente da CNTU



+ Artigos

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.