ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
29/11/18

Prêmio Personalidade Profissional 2018

Conheça os agraciados pela CNTU neste ano em Economia, Engenharia, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Interesse Público. Homenagem será feita nesta sexta-feira (30/11), às 19 horas, em São Paulo.

 


Economia – Vicente de Paula Oliveira

Vicente de Paula Oliveira é economista pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade. Sua experiência profissional inclui a docência e o exercício de funções executivas e de consultoria em diferentes organismos.

Iniciou sua vida profissional simultaneamente como economista da empresa de consultoria Asplan S.A. e como professor-assistente do Departamento de Economia da FEA. Posteriormente, chefiou o Setor de Promoção das Exportações da Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil S.A (Cacex) em São Paulo; e foi coordenador de Planejamento da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo. Foi ainda secretário de Finanças do Município de São Paulo.

Trabalhou para a Organização das Nações Unidas (ONU) como especialista em programas de pré-investimento no “Proyecto de Desarrollo Regional Y Urbano de México”, na Cidade do México.

Sua profícua carreira inclui os cargos de diretor adjunto de Planejamento da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur); diretor do Departamento de Economia e Orçamento da Secretaria Municipal de Planejamento da Prefeitura de São Paulo; diretor de Suprimentos da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás); economista-chefe da Associação Nacional das Empresas de Recuperação de Crédito (Aserc); secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento Social de São Paulo.

No campo acadêmico, implantou e coordenou o programa MBA ministrado em São Paulo conjuntamente pelo Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa e pela Graduate School of Management da University of Dallas. Nessa instituição, também criou e dirigiu o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (CPqD).


Engenharia – Liedi Legi Bariani Bernucci

Liedi Legi Bariani Bernucci é engenheira civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), graduada em 1981. Realizou no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ, na sigla em alemão) sua pesquisa de mestrado em Geotécnica e doutorado em Transportes. Docente da Poli/USP desde 1986, tornou-se professora titular da instituição em 2006.

Foi chefe do Departamento de Engenharia de Transportes por sete anos e vice-diretora da Poli entre 2014 e 2018. Em março deste ano, tornou-se diretora da faculdade, sendo a primeira mulher em 124 anos a ocupar o cargo.


Farmácia – Sílvia Storpirtis

Sílvia Storpirtis é graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (FCF/USP) em 1982. Realizou mestrado (1987) e doutorado (1992) na mesma instituição. O pós-doutorado foi feito na Universidade do Chile, na qual também se especializou nas áreas de Biofarmácia e Farmacocinética e Farmácia Clínica.

É professora associada e vice-chefe do Departamento de Farmácia da FCF/USP, na qual é orientadora de mestrado e doutorado em Assistência Farmacêutica, Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica e Biofarmacotécnica.

Exerceu os cargos de diretora da Divisão de Farmácia e Laboratório Clínico do Hospital Universitário da USP (HU-USP) entre 1992 e 2010 e foi coordenadora do curso de especialização em Farmácia Clínica Hospitalar da FCF/USP e do HU/USP, entre 1993 e 2010.

Participou da elaboração e das revisões da regulamentação técnica brasileira sobre medicamentos genéricos e similares como consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em Biodisponibilidade e Bioequivalência de Medicamentos, áreas em que deu outras inúmeras contribuições.

É coordenadora docente da Farmácia Universitária da USP (Farmusp) no campus da Capital, desde dezembro de 2007, responsável pelo seu novo modelo de atuação implementado a partir de 2008 como um polo de ensino, pesquisa e extensão universitária em Assistência e Atenção Farmacêuticas.

É membro do grupo de trabalho de Bioisenção da Anvisa, para a realização de estudos que subsidiaram a regulamentação técnica sobre tema no Brasil.

É editora associada do “Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences” nas áreas de Assistência e Atenção Farmacêuticas. Publicou mais de 90 artigos científicos em revistas indexadas e mais de 20 capítulos de livros. É ainda autora de três livros didáticos pela Editora Guanabara Koogan - Grupo GEN, sob os títulos: "Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica" (2008), "Biofarmacotécnica" (2009) e "Farmacocinética Básica e Aplicada" (2011).

 

Nutrição – Glauce Gravena

Glauce Gravena é nutricionista graduada pela Universidade Bandeirantes de São Paulo (Uniban) em 1997; especialista em Gestão de Qualidade em Alimentos pela Universidade São Judas e em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário São Camilo. Foi colaboradora do livro “Qualidade dos alimentos: aspectos microbiológicos, nutricionais e sensoriais” do grupo Graitan da Associação Paulista de Nutrição (Apan).

Iniciou sua carreira como estagiária de Nutrição em um restaurante de autogestão de uma multinacional há 22 anos onde atualmente exerce a função de líder de Foodservice. Sua atuação sempre esteve focada nos projetos de saudabilidade com promoção de saúde, no início para 300 e atualmente para 1.500 colaboradores.

Durante sua carreira, além de fazer frente ao aumento de demanda, teve o grande desafio de projetar um conceito inovador de serviço de alimentação que atendesse à evolução na exigência do público. A fórmula utilizada foi: refeições de qualidade, bem servidas em ambiente confortável e aconchegante de forma sustentável.

Seu mais recente desafio foi participar do projeto de um restaurante totalmente novo para o atual endereço da empresa, onde pôde aplicar sua experiência aliada às novas tecnologias e conceitos de eficiência, mantendo as diretrizes que garantiram o sucesso do projeto anterior.

Para estimular o hábito da alimentação adequada entre os trabalhadores, realiza palestras e organiza feira de produtos saudáveis e oficinas. Tem como propósito de vida cuidar das pessoas através da alimentação.


Odontologia – Welington Moreira Mello

Welington Moreira Mello é cirurgião dentista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul por dois mandatos e da Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO), também por dois mandatos. 

Atua como membro titular da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo atualmente coordenador da bancada dos trabalhadores.

É membro do Conselho Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande, da Mesa Municipal Negociação da Saúde de Campo Grande.

Integra a diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) e é membro de seu Conselho Consultivo. 

Já foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e pela Câmara de Vereadores de Campo Grande pelo dia do Cirurgião Dentista. Recebeu diversas homenagens conferidas pelas entidades da odontologia e da saúde.


Interesse público – Ceci Juruá

Ceci Juruá formou-se em Economia pela Universidade Candido Mendes, é mestre em Desenvolvimento e Planejamento Econômico pela Universidade de Montpellier e doutora em Políticas Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Foi supervisora de Trabalhos Práticos de Economia nas universidades de Reims e de Paris, professora na Universidade do Brasil e na Universidade Católica de Brasília e consultora do projeto “Pensando um outro Brasil” no Laboratório de Politicas Públicas da UERJ. Prestou consultoria ainda a projeto sobre finanças públicas para países em desenvolvimento pela ONG francesa Aliança, com a proposta de contribuir para um mundo solidário, responsável e plural.

Ao longo de sua carreira profissional, atuou na Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro, na Secretaria de Transportes do Estado e no Ministério dos Transportes, onde ocupou a Diretoria de Estudos e Pesquisas. Foi também presidente do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro.

Após a aposentadoria, dedicou-se, de forma voluntária e independente, à consultoria e pesquisa nas áreas de finanças públicas, transportes e história econômica e social do Brasil.

Além da tese de doutorado “Estado e construção ferroviária no Brasil durante o Segundo Reinado, os primeiros e decisivos 15 anos: 1852-1867”, tem dois livros publicados. São eles “Irineu Evangelista de Sousa – Barão e Visconde de Mauá – Defensor do nacionalismo econômico do Oiapoque ao Chuí” e “Estado, economia pública e regulação – uma visão crítica das intervenções econômicas do Estado”, no qual foi organizadora dos artigos de Bruno Theret.

Colaboradora entusiasmada da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU), é integrante de seu Conselho Consultivo.



A cerimônia de premiação acontece nesta sexta-feira (30/11), às 19 horas, ao final da 13ª Jornada Brasil 2022, que tem início marcado às 14 horas. O evento será realizado no Auditório do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), na Rua Genebra, 25 - Bela Vista, São Paulo - SP. Mais informações pelo tel. (11) 3113-2641. 


Leia também





Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.