ico mapa site Mapa do Site            ico rss Assine nosso Feed              yt ico
feed-image RSS
02/06/15

CNTU cria departamentos e lança Iniciativas rumo a um Brasil melhor

Departamentos da CNTU iniciam atividades em 2015 e se somam às estruturas permanentes da confederação, como o prêmio Personalidade Profissional, o encontro nacional, oito campanhas, o Conselho Consultivo, o projeto Brasil 2022

02062015-121142-murilo02062015-121142-murilo

Ações em prol de questões fundamentais ao desenvolvimento nacional estão entre as pautas que vêm sendo tratadas pela CNTU, por meio de seus 15 departamentos. São eles: Alimentação; Amazônia e meio ambiente; Bioética e direitos humanos; Brasil 2022; Cidades e mobilidade; Ciência, tecnologia e inovação; Conjuntura econômica; Cooperativismo; Educação continuada; Formação sindical; Jovem profissional; Mulheres; Qualidade na saúde pública; Relações internacionais; e Valorização profissional. Cada um tem um coordenador indicado pela diretoria da confederação, cujo mandato é de dois anos.

O início de suas atividades foi anunciado em 10 de março último, em Brasília (DF), pelo presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro, durante cerimônia de posse da diretoria dessa organização para a gestão 2015-2018. Reconduzido ao comando da confederação, ele – que também está à frente da FNE – salienta a importância dos departamentos como organismos de apoio à CNTU: “Os debates e iniciativas resultantes servirão para contribuirmos na formulação de políticas públicas que assegurem nosso objetivo de, no ano do Bicentenário da Independência – 2022 –, alcançarmos um país mais justo.” Diretor de articulação nacional da entidade, Allen Habert comemora: “A boa novidade é que ao longo dos últimos anos estamos montando estruturas permanentes, como o prêmio Personalidade Profissional, o encontro nacional, oito campanhas, o Conselho Consultivo, o projeto Brasil 2022. Construímos também as bases para a criação dos 15 departamentos.”

Planos e ações

Entre as iniciativas já programadas por esses organismos, segundo informa Habert, está o lançamento no Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho – de documento sobre o tema. Já no dia 23 ocorrerá reunião em Brasília do Departamento de Cooperativismo. “Estamos trabalhando para lançar uma cooperativa de crédito que vai abranger todos os profissionais liberais de nível universitário”, explica o coordenador da seção, João Carlos Gonçalves Bibbo. A intenção é assegurar juros mais baixos aos cooperados. “Com isso, começa a se criar o primeiro grande serviço da CNTU”, destaca Habert. Bibbo revela que já foram feitas reuniões com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), do governo federal, para obtenção de apoio técnico e jurídico à iniciativa. “Em cada estado brasileiro haverá um posto de atendimento.”

Ainda em junho, no dia 29, está marcado para ocorrer na sede do Seesp, na capital paulista, seminário sobre reindustrialização, com a participação dos economistas Antonio Corrêa de Lacerda, Mailson da Nóbrega e Anita Kon, essa última coordenadora do Núcleo de Pesquisas Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Eitt/PUC-SP). Responsável pelo Departamento de Conjuntura econômica da CNTU, Waldir Pereira Gomes, explica o porquê do tema: “Com horizonte de 2022, a confederação quer debater o cenário, os entraves e os caminhos à recuperação industrial para a retomada do desenvolvimento.” Segundo ele, está em pauta ainda pelo departamento propor a discussão sobre economia do trabalho. “Rever a baixa produtividade, garantir capacitação profissional e as possibilidades de as indústrias abrirem espaço à educação continuada do trabalhador universitário são questões que nos interessam.”

Em ciência, tecnologia e inovação, o coordenador Marcelo Zuffo informa que a proposta é atuar junto aos outros departamentos, dada a transversalidade do tema. “Os profissionais universitários têm papel fundamental na dinâmica da inovação nos países e é preciso criar uma cultura nesse sentido, rumo a atitudes de inovação ao progresso, sustentabilidade e bem-estar.” Zuffo aponta que um dos objetivos é, a partir do Departamento de C, T & I, levantar bandeiras voltadas a políticas públicas para inovação. Já a seção de Mulheres, sob a coordenação de Gilda Almeida, pretende realizar encontros e dar sequência aos desdobramentos da cartilha lançada pela CNTU, que apresenta panorama sobre a mulher na política, trabalho e saúde.

O Departamento Brasil 2022 busca, segundo seu coordenador, Habert, “cumprir uma extensa agenda para garantir uma comemoração altiva do Bicentenário da Independência, ou seja, contando com uma sociedade em que a grande maioria dos brasileiros esteja incluída, sem miséria e pobreza extremas. A meta e o método para atingir seus objetivos são a realização de uma Constituinte do Saber, que será o principal ponto de articulação de um conjunto de eventos e iniciativas”.

O Departamento do Jovem Profissional, conforme informado pela coordenadora Marcellie Dessimoni, pretende realizar, em dezembro deste ano, o Seminário sobre juventude profissional e o mercado de trabalho: um recorte regional e profissional. “Precisamos acreditar que a mudança é possível e perceber que a única esperança do movimento sindical continuar trilhando a sua história é investir na formação política, social e sindical dos jovens universitários. A juventude precisa ser informada e formada, com uma base educacional em direitos humanos, respeito e direito à vida, ao desenvolvimento, o direito de viver em uma sociedade livre, justa e sustentável”, conclui Dessimoni.

Também estão programados para este ano a realização do II Seminário Internacional de Integração dos Trabalhadores Universitários nos dias 27 e 28 de agosto, em São Paulo (SP), a ser organizado pelo Departamento de Relações Internacionais; e em 15 e 16 de outubro, em Maceió (AL), evento sobre formação sindical, pelo organismo que trata do tema. Na tarde do dia 16, será apresentada ação em prol da saúde e alimentação saudável, pela seção responsável pelo assunto.

 

Soraya Misleh, Jornal Engenheiro



+ Notícias

Adicionar comentário

Ações

Uma iniciativa da CNTU em prol do desenvolvimento nacional e do bem-estar da população. São oito temas para ajudar a mudar o Brasil.

Saiba mais

Biblioteca CNTU

Um espaço para você encontrar facilmente informações organizadas em apresentações, artigos, legislações e publicações.

Saiba mais

AGENDA

 SDS Edifício Eldorado, sala 108 - Brasília/DF

Tel (61) 3225-2288

© Copyright 2015 - Confederação Nacional dos Trabalhadores
Liberais Universitários Regulamentados 
Fundada em 27 de dezembro de 2006.