Conselheira da CNTU participa de debate sobre mulheres na geociência
A atividade, que fez parte do Congresso Brasileiro dos Profissionais das Geociências, está disponível no Youtube.
Ros Mari Zenha, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e conselheira da CNTU, foi uma das convidadas na mesa redonda “As mulheres na geociência”, atividade do Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências (Progeo) 2019, promovido pela Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo), em maio último.
A pesquisadora abordou, em sua fala, os desafios das mulheres na ciência, na tecnologia e na inovação, citando estudos de gênero e empoderamento feminino nas áreas em questão. “As mulheres não são menos inteligentes e não têm menos interesse em se inserirem nessas áreas”, ela afirmou e questionou a construção social de gênero, que, segundo a conselheira, levam as mulheres às profissões voltadas ao papel que a sociedade dá a elas, “bem típicos como de educar e de cuidar”. Nesse sentido, ela falou sobre a falta de incentivo social às mulheres.
Confira a mesa redonda na íntegra:
O evento, que aconteceu na capital paulista, teve como objetivo central estimular e incentivar a discussão sobre temas multidisciplinares ligados ao desenvolvimento tecnológico do Brasil nos setores de petróleo, gás, mineração, planejamento territorial, desastres naturais, legislação, exercício profissional e ensino, congregando os profissionais geólogos ou engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes.
Com informações do Progeo 2019.
Leia mais:
+ Notícias